sábado, 29 de setembro de 2018

Sobre as Diretrizes da PNAN – Política Nacional de Alimentação e Nutrição

Vamos conhecer as Diretrizes que regem a PNAN:

 

- Organização da Atenção Nutricional:
Necessidade de uma melhor organização dos serviços de saúde para atender às demandas geradas pelos agravos relacionados à má alimentação, tanto em relação ao seu diagnóstico e tratamento quanto à sua prevenção e à promoção da saúde.
- Promoção de Alimentação Adequada e Saudável:
Conjunto de estratégias que proporcionem aos indivíduos e coletividades a realização de práticas alimentares apropriadas aos seus aspectos biológicos e socioculturais, bem como ao uso sustentável do meio ambiente.
- Vigilância Alimentar e Nutricional:
Descrição contínua e na predição de tendências das condições de alimentação e nutrição da população e seus fatores determinantes. Deverá ser considerada a partir de um enfoque ampliado que incorpore a vigilância nos serviços de saúde e a integração de informações derivadas de sistemas de informação em saúde, dos inquéritos populacionais, das chamadas nutricionais e da produção científica.
- Gestão das Ações de Alimentação e Nutrição:
As estruturas gerenciais devem possibilitar a construção de estratégias capazes de elaborar e concretizar processos, procedimentos e fluxos de gestão, em consonância com as suas realidades organizacionais e que promovam a formulação, a implementação e o monitoramento das suas ações de alimentação e nutrição.
- Participação e Controle Social:
Criação de Comissões Intersetoriais de Alimentação e Nutrição (CIAN), em âmbito estadual, distrital e municipal potencializará o debate acerca da PNAN na agenda dos Conselhos de Saúde. A instituição do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA e das Conferências Nacionais de Segurança Alimentar e Nutricional e o fortalecimento simultâneo dos diversos fóruns e conselhos das políticas relacionadas à Segurança Alimentar e Nutricional trazem como desafio para o CNS e a CIAN, a ampliação do diálogo e a busca de consensos para construir democraticamente as demandas da sociedade civil sobre a PNAN e sobre o conjunto de programas e políticas a ela relacionadas.
- Qualificação da Força de Trabalho:
A qualificação dos profissionais em consonância com as necessidades de saúde, alimentação e nutrição da população, sendo estratégico considerar o processo de trabalho em saúde como eixo estruturante para a organização da formação da força de trabalho.
- Controle e Regulação dos Alimentos:
Planejamento das ações que garantam a inocuidade e a qualidade nutricional dos alimentos, controlando e prevenindo riscos à saúde, se faz presente na agenda da promoção da alimentação adequada e saudável e da proteção à saúde.
- Pesquisa, Inovação e Conhecimento em Alimentação e Nutrição:
Desenvolvimento do conhecimento e o apoio à pesquisa, à inovação e à tecnologia, no campo da alimentação e nutrição em saúde coletiva, possibilitam a geração de evidências e instrumentos necessários para a implementação da PNAN.
- Cooperação e Articulação para a Segurança Alimentar e Nutricional:
Articulação e cooperação entre SUS e Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN) proporcionará o fortalecimento das ações de alimentação e nutrição na Rede de Atenção à Saúde, de modo articulado às demais ações de SAN com vista ao enfrentamento da insegurança alimentar e nutricional e dos agravos em saúde, na ótica de seus determinantes sociais.
        Agora uma missão a você…escolher 5 delas que você ache mais importantes e classifica-las por nível de relevância em uma escala (de 1 a 5).
Se você, assim como eu, achou bem difícil essa tarefa é porque ela é mesmo. Pois todas as diretrizes são muito importantes e devem ser observadas para um melhor entendimento de como é abrangente essa Política Nacional de Alimentação e Nutrição. Claro que existem aquelas que funcionam como um Eixo Central e Transversal, como é o caso da Organização da Atenção Nutricional. Outra diretriz super importante é Participação e controle social, pois ela aproxima a PNAN da população esse elo é necessário para “fechar as ações”. É a ampliação do diálogo e a busca de consensos para construir democraticamente as demandas da sociedade civil sobre a PNAN e sobre o conjunto de programas e políticas a elas relacionadas. As comissões são formadas sempre por pessoas inseridas neste contexto que estão totalmente voltadas a sua atenção para estes assuntos.
Agora uma sugestão que nos foi proposta e que será muito interessante a você que deseja conhecer um pouco mais aprofundado sobre a PNAN...
Acesse o Site daPNAN e no ícone <Ações Estratégicas da PNAN> você encontrará os diversos setores onde a PNAN está inserida e como estão construídas suas ações em cada área.
Vai ser uma verdadeira viagem pelo mundo do conhecimento.... Então, navegue à vontade.
Até a próxima...


Nenhum comentário:

Postar um comentário