terça-feira, 11 de dezembro de 2018

Ações Para Controle de Obesidade em Crianças e Adolescentes

A Obesidade infantil não é algo que possa ser relavado, os altos índices de crianças e adolescentes com sobrepeso e obesidade é preocupante, pois pesquisas revelam que a grande maioria das crianças obesas se tornarão adultos obesos, além disso, comorbidades que antes estavam restritas a idade adulta está se tornando cada vez mais comum entre esta faixa etária.

A partir dessa preocupação foi feito um desafio, desenvolvermos ações que, a nível mundial, os governos e as sociedades organizadas pudessem colocar em prática para combater o crescimento exacerbado do número de crianças e adolescentes obesos.

Ações propostas em atividade prática na sala por alunos de Nutrição em Saúde Pública do 80 Semestre de Nutrição da Universidade Federal da Bahia / Campus Anísio Teixeira / Instituto Multidisciplinar em Saúde:

  1. Melhorar o hábito alimentar na escola aumentando a quantidade de dias da semana que as escolas oferecem uma merenda saudável, como uma fruta, por exemplo; *Além de ser proibida, no ambiente escolar, a comercialização de alimentos específicos como refrigerantes, balas, bolachas recheadas, salgadinhos ou sucos artificiais.
  2. Serem produzidas propagandas usando desenhos infantis para incentivar a alimentação saudável. Criação de um mascote da alimentação saudável;
  3. Redução de impostos para empresas que trabalhem com alimentos menos industrializados. E incentivo a pequenos produtores;
  4. Programa de Atividade Física voltado para crianças e adolescentes: Implantação da atividade física como currículo obrigatório nas escolas; Implantação de uma Academia de Saúde com instrumentos adaptados para crianças e adolescentes nas praças e parques das cidades; Criação de mais parques com áreas de lazer nos centros urbanos.
  5. Proibição do comércio de alimentos prejudiciais à saúde extremamente industrializados, vinculados a personagens infantis.

Essas ações foram propostas de acordo com as experiências de cada colega, em sala de aula. Porém, elas são muito semelhantes àquelas propostas pelas 5 Linhas Estratégicas para o Combate da Obesidade Infantil. Um documento internacional elaborado pela OMS como uma sugestão de como os governos podem intervir para combater esse mal que já se tornou um problema de saúde pública em todo o mundo.


DICA:
         Este plano de Ação está disponível online e é uma importante fonte de pesquisa, se você tem interesse em se aprofundar mais nessa questão, e deseja saber quais as estratégias que até então já foram propostas pela OMS a respeito da obesidade infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário